terça-feira, 29 de junho de 2010

VTQRT em São Paulo

VTQRT número 5
Pais: Brasil
Cidade: São Paulo
Lugar: Museu do Futebol, Oscar Freire

O VTQRT é uma tentativa desesperada de manter este blog atualizado. Escrevo tudo que for possível sobre determinado grupo de assuntos, com um limite de tempo de 17 minutos. O que der pra escrever, deu. O que não der, fica pra um artigo futuro.

Start!!

Finalmente conheci o Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu. Já assisti a diversos jogos, inclusive o jogo de despedida do Romário da Seleção Brasileira neste estádio. Mas ainda não havia visitado este museu, fundado em 2008, parte deste estádio que completa 60 anos em 2010. Na entrada, um painel do Rei Pelé faz boas vindas em três linguas: Bem vindo, Benvenido, Welcome. Em seguida, vários paineis com jogadores da Seleção Brasileira, e um local onde se pode escutar narrações de rádio de diversos locutores, como Osmar Santos. Também é possível escutar diversas personalidades comentando vários gols da História. Ou os não gols. Como o Galvão Bueno comentando o penalti perdido por Roberto Baggio, na Final da Copa de 1994.

No andar de cima, muitas fotos históricas, história das Copas, e um espaço com estatísticas e curiosidades do futebol. Também é possível visualizar a arquibancada do Pacaembu. Quando se pensava que a exposilção já estava no fim, no andar de baixo ainda há um setor interativo, com cinema 3-D, e vários mini jogos, como chute ao gol. O tour se encerra com uma passada na Roxos e Doentes para comprar souvenires e no Café Torcida. Tudo isso por 6 reais. Fecha em dias de jogos.

Após um passeio na História do Futebol, com um pouco de vontade, é possível caminhar até a Rua Oscar Freire, a Via Montenapoleone de São Paulo, segundo minha definição. Sempre que tive que levar convidados para conhecer São Paulo, esta Rua foi uma das minhas opções, já que para os esportistas, há lojas da Nike, Adidas, Track & Field, etc. Para os fãs do Ayrton Senna, há o Frevo, lanchonete que ele frequentava. Há também a loja SAO Store, uma das minhas preferidas. Mas uma que eu não conhecia, por estar "no canto" da Oscar Freire, era a loja das Havaianas. Uma loja muito legal, por sinal. Tudo começou quando meu convidado falou que queria comprar havaianas para levar para o Japão, pois lá, as sandalhas custam pelo menos o triplo do preço aqui. Meu convidado sabia da existencia desta loja, e rapidamente descobriu onde se localizava. Na entrada, "havaianas" tipo letra esculpida. Estamos em época de Copa e a Havaianas lançou um modelo da Copa. Logo na parede da entrada, uma imensa tabela de jogos, sendo que cada vez que um pais avançava na Copa, era acrescentada mais uma sandalha desse país. Lá dentro, um cubo giratorio gigante, mostrando os modelos especiais da Copa. E é claro, facilmente poderia encontrar praticamente todos os modelos (dos principais, só estava em falta o da Alemanha), até do Brasil, da Coreia do Norte, ou até mesmo Croácia e Colombia, que nem classificadas estavam. De tanto modelo diferente, até cogitei comprar uma pra mim (R$ 26, modelos da Copa, e demais mas baratos), mas consegui me conter. Mesmo porque normalmente só uso chinelos da Crocs.

Tempo esgotado.

Um comentário:

  1. Ah, mas é por isso que não deu tempo de vir me visitar com seu amigo! Rsrs.
    Legal este passeio! Percebi que não conheço a Oscar Freire!

    ResponderExcluir