sábado, 26 de junho de 2010

VTQRT em São Paulo

VTQRT número 4
Pais: Brasil
Cidade: São Paulo
Lugar: Aveida Paulista, Parque do Ibirapuera, Hotel Unique, Praça Benedito Calixto, Festa Junina, Shopping Morumbi.

Hoje recebemos a visita do Taku. Um japones que a Isabella conheceu durante o intercambio de linguas na Espanha. Ele está viajando por diversos lugares. Fomos buscá-lo no terminal Tietê, onde ele chegou após uma longa viagem de ônibus de Foz do Iguaçu. Viagem, por sinal, que eu faço todos os anos, para correr a maratona local. Após deixar as malas dele em local seguro, nosso primeiro passo de "Viajante em São Paulo", foi ir ao restaurante "À Mineira", no Jardins. Self Service de comida mineira, para comer a vontade a preço fixo, com direito a sobremesa. O objetivo era mostrar nossa feijoada ao Taku, mas também diversos ingredientes tipicos como jiló, etc. E algumas comparações com a culinária japonesa. Tipo, se a Feijoada está para Curry Rice, o couve manteiga está pra Fukujinzuke (vide Wikipedia). Em época de copa, tem telão. Boa sugestão para assistir ao jogo lá.

Depois caminhamos pela Paulista, entrando na FNAC e tirando a foto básica do MASP. De lá, pegamos ônibus (dica: se você tem uma visita internacional, presenteie-o com um Bilhete Unico com uma carga razoavel. R$ 20 no nosso caso), e apos conexões, chegamos à região do Parque do Ibirapuera. Mas antes, passamos no Hotel Unique para um cafezinho, observando a bela vista da cidade de São Paulo. A hospedagem no Hotel é caríssima, mas é possivel (e interessante) dar uma passada lá para o jantar. Não é lá tão barato, mas é um preço possivel (e um lugar maravilhoso) para uma noite especial.

No Parque do Ibirapuera, local que vez por outra (prefiro uma praça perto de casa) faço uns treininhos para as minhas maratonas. Mas a realidade é que, com exceção do percurso, não conheço quase nada. Fomos ao Pavilhão Japones, que provavelmente só tinha entrado uma vez, quando fiz trabalho voluntário vinculado a uma ONG internacional Brasil-Japão. É uma casa nos moldes japoneses que foi construida nas comemorações dos 70 (50?) anos da Imigração japonesa. Tem diversos utensilios antigos do Japão, armaduras, bonecas de proteção, etc. E você pode até alimentar as carpas, desde que compre a ração oficial. A entrada do Pavilhão custa R$ 4, com meia entrada pra quem tem direito.

Fizemos outras coisas, mas como o tempo está esgotando, após o Ibirapuera, pegamos um onibus para o metro (Clínicas, no caso). Mas passamos pela Praça Benedito Calixto e, no improviso, descemos para ver as feiras de artesanatos e antiguidaes. As barracas já estavam sendo fechadas, mas as lojas ainda estavam abertas. Não sabia da existência de nada disso. Redescobrindo São Paulo. Ainda passamos na Igreja onde estava acontecendo Quermesse de Festa Junina. Tenho ido a algumas quermesses nas cidades que participo de maratonas, ou em Cotia, mas Festa Junina em São Paulo, realmente faz muito tempo que não participo. Fomos embora antes da festa esquentar, mas valeu pelo gostinho.

Ultimo ponto do dia, Shopping. No caso, Shopping Morumbi. No Japão não há este estilo de loja gigante, segundo Taku. A visita ao Shopping em si foi uma experiência legal (sendo que eu, particularmente, só vou no Shopping quando tenho objetivo definido, seja compras ou cinema), mas ficamos um bom tempo procurando Havaianas de souvenir. Como pendência, vai ser legal ir também ao Shopping Cidade Jardim.

Tempo esgotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário