quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Prato da Boa Lembrança

Estive em Recife no último feriado, a convite do maratonista Júlio Cordeiro. Fui correr a Meia Maratona Ecológica da ACORJA (Associação dos Corredores da Jaqueira, com sede no bairro recifence de mesmo nome), junto com vários amigos corredores.

Infelizmente não foi desta vez que experimentei a famosa "buchada de bode" (viajar num grupo de atletas tem suas desvantagens), mas entre tapiocas, bolo de rolo, "cartola" e camarão na moranga, tive a chance de conseguir o meu primeiro "Prato da Boa Lembrança". E não a desperdicei.
Local: Oficina do Sabor - Olinda
Prato: Tilápia Maré Cheia (Tilápia Frita com macarrão
tipo gnocchetti Petybon, camarões e molho especial.


O que é o "Prato da Boa Lembrança" ?

O Prato da Boa Lembrança, surgiu da idéia do Chef Danio Braga, fundador, e atual vice-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. O nome é auto-explicativo.
Quando temos uma experiência marcante, muitas vezes queremos guardar uma recordação deste momento. Uma concha encontrada na praia, a rolha de um belo vinho, o programa de um espetáculo, até os souvenires convencionais que encontramos a venda. Mesmo quem diz que não gosta de guardar bugigangas, dificilmente escapa de tirar uma foto, registrar num diário ou blog, jogar uma moeda na Fontana de Trevi (Roma), ou até mesmo atos de vandalismo como deixar sua assinatura em construções famosas, na esperança de encontrar sua marca na ocasião de seu retorno ao local do crime.
No caso deste criativo brinde, "basta" conhecer um dos restaurantes associados, e pedir o prato em destaque no cardápio. Cada casa tem uma especialidade, que geralmente muda de um ano para outro. A refeição é servida num prato comum, individual, numa quantidade compatível a um modo meu de pensar: "a porção ideal é aquela que não te deixa triste ou arrependido, após a felicidade momentânea de estar com a barriga cheia". E, com sobremesa ou não, enquanto você ainda se delicia com os vestígios de sabor se transferindo do paladar para a memória, o garçon traz à você, a lembrança material desta experiência gastronômica, o prato de cerâmica (foto acima), colecionável.
E por que apesar de saber desta Associação há algum tempo, apenas agora conquistei a minha primeira peça? Obviamente, nem sempre o preço está a favor dos colecionadores "starters". Desta vez, achei o preço "convidativo" (R$ 46 com o brinde), e decidi experimentar. Detalhe: em sites de leilão virtual, os colecionadores fazem seus negócios em torno de R$ 100 pra cima. Há quem critique a "modinha", mas é bem mais justo que arrancar a orelha do Moai, na Ilha de Páscoa.
Fiquei surpreso que a sede da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança fica exatamente no Bairro da Jaqueira, em Pernambuco. Aliás, o restaurante "Oficina do Sabor", famoso pelos seus pratos servidos no jerimum (moranga), tem como responsavel, o Chef Cesar Santos, presidente da Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário