terça-feira, 22 de novembro de 2011

VTQRT Especial - 2 anos de Viajante Total !! Parte 2

6-) Maio de 2011 - Pôr-do-Sol no Guaíba

Porto Alegre é um dos meus destinos mais frequentes dos últimos anos, principalmente se levar em conta os stopovers. Porém, neste ano, pela primeira vez tive um tempo livre para fazer uma boa caminhada pelo Centro Histórico, Parque da Redenção, e até o Parque Moinhos de Vento (Parcão). Mas o melhor foi subir no navio Cisne Branco para um passeio pelo Guaíba, contemplando o famoso pôr-do-sol de Porto Alegre. Aliás, neste ano também foi possível apreciar a cerimônia do por-do-Sol da Casapueblo, de Carlos Páez Vilaró, em Punta del Este. Qual é o pôr-do-sol mais lindo do mundo? Fica pra uma próxima discussão.


7-) Junho de 2011 - São Paulo Bom de Mesa 2011

Alguma viagem em São Paulo mesmo não poderia faltar. Acabei de relembrar na primeira parte desta retrospectiva sobre a minha coleção do Prato da Boa Lembrança. Pois neste ano, pela primeira vez participei de um evento oficial da associação: a sétima edição do São Paulo Bom de Mesa. Trata-se de uma sequência de pratos, a segunda vez na minha vida, elaborada por dois chefs, um de São Paulo e um convidado de outro Estado, ambos associados. Todos os restautantes que participam do evento, presenteiam os clientes com o mesmo prato, porém, dá vontade de experimentar cada uma das sequêncas (6 ao todo, no roteiro São Paulo). O restaurante escolhido foi o Arábia, da chef Leila Kuczynski, restaurante que é citado até no livro 1001 Lugares para Conhecer antes de Morrer, de Patrícia Schultz, como um dos restaurantes do capítulo: "O Melhor da Gastronomia em São Paulo".  Já a chef convidada, foi Ariani Malouf, do Mahalo (MT), que foi quem nos recepcionou naquela noite, e pudemos conversar um pouco durante a degustação. Devo uma visita quando eu for para Cuiabá, quem sabe em algum janeiro próximo, mês com tradicional competição pedestre na capital matogrossense, mas que infelizmente não será o de 2012.


8-) Julho de 2011 - Córdoba e o milagre do Facebook

Córdoba é a segunda cidade mais importante da Argentina. A Manzana Jesuítica, o quarteirão jesuíta declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, é de deixar a gente sem palavras. Há quem diga que Villa Carlos Paz, o centro turístico mais importante da província de mesmo nome Córdoba está prestes a substituir Mal del Plata como o mais importante do país. Ainda por cima num excelente momento, em que o peso estava barato e , para quem consegue esquecer a rivalidade futebolística, a cidade estava em festa, recebendo como uma das sedes, a Copa América de futebol, deste ano. A Seleção Brasileira jogou lá inclusive. Mas o melhor acontecimento desta viagem não foi nada disso. Ao fazer check-in no Facebook (o mesmo se pode fazer com o aplicativo foursquare), todos os seus amigos acabam sabendo onde você está. E neste caso, por acaso, um amigo meu que não nos encontrávamos há três anos, descobriu que estávamos na mesma cidade. Obviamente combinamos, via Facebook, de nos encontrar, e rachar uma parrilhada, daquelas que a gente nunca consegue pedir quando se viaja sozinho. Além disso, descobrimos que atualmente somos quase vizinhos!! Moramos no mesmo bairro.


9-) Agosto de 2011 - Mendoza - TOP 1

Melhor viagem do ano. A foto diz muita coisa, mas pra escrever, merece um tópico próprio.


10-) Setembro de 2011 - Redescobrindo Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino com inúmeras atividades para diversos gostos. Parque Nacional do Iguaçu, Usina do Itaipú, Parque das Aves, compras no Paraguai, Casino Iguazu, azeitonas da feirinha do Puerto Iguazu, Macuco Safari, passeio de Helicóptero, etc, etc. Não dá pra fazer tudo de uma vez. Desta vez fui conhecer o Templo Budista.


11-) Outubro de 2011 - Começando e terminando em Santa Catarina

No começo do mês, fui para Florianópolis, de ônibus. Cochilei a noite toda e acordei bem na hora em que o ônibus atravessava a ponte para a Ilha de Santa Caratina. Foi um momento marcante, embora não tenha sido a primeira vez que percorria aquele trajeto. Nesta viagem, tive a oportunidade de conhecer o Resort Costão do Santinho por dentro, pois o "amigo do meu amigo" estava hospedado lá. Aliás, neste ano conheci também um dos quartos do Conrad, em Punta del Este, no mesmo esquema. Já no fim do mês, em outra viagem pela estrada, com direito a travessia de balsa entre Matinhos (PR) e Guaratuba (PR), conheci Pomerode (SC), a cidade mais alemã do Brasil.


Retrospectiva feita, agora espero que o ano vindouro seja realmente produtivo neste blog (e no meu negócio também, claro), para que realmente seja uma retrospectiva, e não um artigo Frankenstein como este...

Um comentário: