quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Viajando em São Paulo - Ano Novo Chinês

Hoje, 2 de março de 2011, comemora-se o Ano Novo Chinês. A data varia a cada ano conforme o calendário lunar. Em 2012, por exemplo, as comemorações se iniciam no dia 23 de janeiro. Este é o ano do coelho. Segundo uma lenda chinesa, 12 animais teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião, e estes se tornaram os signos do Horóscopo Chinês. A cada ano, um animal, num ciclo de 12 anos. E a cada 5 ciclos fecha o Sistema sexagenário da Astrologia Chinesa.
Em países como China, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnam e Mongólia, o Ano Novo Lunar (uma das nomenclaturas ocidentais) é um dos eventos mais importantes do ano, estendendo-se por vários dias. As festividades são realizadas nos diversos China Towns espalhados pelo mundo. Embora não conste no livro de Patricia Schultz, acredito que a versão original é um dos eventos para se conhecer antes de morrer.

A versão paulistana aconteceu no último fim de semana, no Bairro Oriental da Liberdade. Em sua sexta edição, foi montado um palco na Praça da Liberdade, onde aconteceram shows e apresentações de danças típicas, dança do dragão, kung fu, entre outras atrações.

Palco, que este ano teve o formato da Grande Muralha

O Dragão desfilando pela Rua Galvão Bueno

Além da tradicional feirinha dos fins de semana, havia lojas de comidas típicas
chinesas e demais produtos, no Viaduto Osaka, Rua Galvão Bueno.

Coelho (vestido a caráter) de pelúcia colecionável

Chapéu comemorativo do evento (R$ 1)

Um comentário:

  1. Muito legal o blog de vocês!! Coloque o link de vocês no meu blog de viagens!
    www.domundoaofundo.com.br

    abraço!
    Talita Nozomi

    ResponderExcluir