terça-feira, 22 de novembro de 2011

VTQRT Especial - 2 anos de Viajante Total !! Parte 2

6-) Maio de 2011 - Pôr-do-Sol no Guaíba

Porto Alegre é um dos meus destinos mais frequentes dos últimos anos, principalmente se levar em conta os stopovers. Porém, neste ano, pela primeira vez tive um tempo livre para fazer uma boa caminhada pelo Centro Histórico, Parque da Redenção, e até o Parque Moinhos de Vento (Parcão). Mas o melhor foi subir no navio Cisne Branco para um passeio pelo Guaíba, contemplando o famoso pôr-do-sol de Porto Alegre. Aliás, neste ano também foi possível apreciar a cerimônia do por-do-Sol da Casapueblo, de Carlos Páez Vilaró, em Punta del Este. Qual é o pôr-do-sol mais lindo do mundo? Fica pra uma próxima discussão.


7-) Junho de 2011 - São Paulo Bom de Mesa 2011

Alguma viagem em São Paulo mesmo não poderia faltar. Acabei de relembrar na primeira parte desta retrospectiva sobre a minha coleção do Prato da Boa Lembrança. Pois neste ano, pela primeira vez participei de um evento oficial da associação: a sétima edição do São Paulo Bom de Mesa. Trata-se de uma sequência de pratos, a segunda vez na minha vida, elaborada por dois chefs, um de São Paulo e um convidado de outro Estado, ambos associados. Todos os restautantes que participam do evento, presenteiam os clientes com o mesmo prato, porém, dá vontade de experimentar cada uma das sequêncas (6 ao todo, no roteiro São Paulo). O restaurante escolhido foi o Arábia, da chef Leila Kuczynski, restaurante que é citado até no livro 1001 Lugares para Conhecer antes de Morrer, de Patrícia Schultz, como um dos restaurantes do capítulo: "O Melhor da Gastronomia em São Paulo".  Já a chef convidada, foi Ariani Malouf, do Mahalo (MT), que foi quem nos recepcionou naquela noite, e pudemos conversar um pouco durante a degustação. Devo uma visita quando eu for para Cuiabá, quem sabe em algum janeiro próximo, mês com tradicional competição pedestre na capital matogrossense, mas que infelizmente não será o de 2012.


8-) Julho de 2011 - Córdoba e o milagre do Facebook

Córdoba é a segunda cidade mais importante da Argentina. A Manzana Jesuítica, o quarteirão jesuíta declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, é de deixar a gente sem palavras. Há quem diga que Villa Carlos Paz, o centro turístico mais importante da província de mesmo nome Córdoba está prestes a substituir Mal del Plata como o mais importante do país. Ainda por cima num excelente momento, em que o peso estava barato e , para quem consegue esquecer a rivalidade futebolística, a cidade estava em festa, recebendo como uma das sedes, a Copa América de futebol, deste ano. A Seleção Brasileira jogou lá inclusive. Mas o melhor acontecimento desta viagem não foi nada disso. Ao fazer check-in no Facebook (o mesmo se pode fazer com o aplicativo foursquare), todos os seus amigos acabam sabendo onde você está. E neste caso, por acaso, um amigo meu que não nos encontrávamos há três anos, descobriu que estávamos na mesma cidade. Obviamente combinamos, via Facebook, de nos encontrar, e rachar uma parrilhada, daquelas que a gente nunca consegue pedir quando se viaja sozinho. Além disso, descobrimos que atualmente somos quase vizinhos!! Moramos no mesmo bairro.


9-) Agosto de 2011 - Mendoza - TOP 1

Melhor viagem do ano. A foto diz muita coisa, mas pra escrever, merece um tópico próprio.


10-) Setembro de 2011 - Redescobrindo Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino com inúmeras atividades para diversos gostos. Parque Nacional do Iguaçu, Usina do Itaipú, Parque das Aves, compras no Paraguai, Casino Iguazu, azeitonas da feirinha do Puerto Iguazu, Macuco Safari, passeio de Helicóptero, etc, etc. Não dá pra fazer tudo de uma vez. Desta vez fui conhecer o Templo Budista.


11-) Outubro de 2011 - Começando e terminando em Santa Catarina

No começo do mês, fui para Florianópolis, de ônibus. Cochilei a noite toda e acordei bem na hora em que o ônibus atravessava a ponte para a Ilha de Santa Caratina. Foi um momento marcante, embora não tenha sido a primeira vez que percorria aquele trajeto. Nesta viagem, tive a oportunidade de conhecer o Resort Costão do Santinho por dentro, pois o "amigo do meu amigo" estava hospedado lá. Aliás, neste ano conheci também um dos quartos do Conrad, em Punta del Este, no mesmo esquema. Já no fim do mês, em outra viagem pela estrada, com direito a travessia de balsa entre Matinhos (PR) e Guaratuba (PR), conheci Pomerode (SC), a cidade mais alemã do Brasil.


Retrospectiva feita, agora espero que o ano vindouro seja realmente produtivo neste blog (e no meu negócio também, claro), para que realmente seja uma retrospectiva, e não um artigo Frankenstein como este...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VTQRT Especial (de novo...) - 2 anos de Viajante Total !! Parte 1

No dia 04 de novembro passado, completamos 2 anos após abrirmos este blog. Verificando os números, somando eu e a Isabella, postamos a surpreendente quantidade de 11 artigos nestes 365 dias, sendo que no primeiro ano, escrevemos 51 artigos no mesmo espaço de tempo. E o problema não foi a falta de viagens. No meu caso, o fato de ter criado conta em Facebook em dezembro também não ajudou. Coincidentemente (aliás, só me toquei disso depois), exatamente no dia do nosso segundo aniversário, passei por uma experiência que renovou minha inspiração para escrever. Não vou revelar sobre esta experiência por enquanto, mas vamos ver se agora o blog (especificamente a minha parte) vai.

Após algum tempo sem acessar as ferramentas do Blogger, percebo que o ambiente de trabalho aqui está bem melhor, mais facil de postar. Aproveitei para recordar alguns dos meus 19 posts do primeiro ano. Na minha apresentação do blog, falei que preferia viajar para a Europa do que para a América do Norte. Hoje, não apenas tenho o sonho de correr maratonas em todos os Estados americanos, como México, e principalmente o Canadá subiram várias posições no meu ranking de países que gostaria de visitar prioritariamente. Se em novembro de 2009 eu iniciei a minha coleção do Prato da Boa Lembrança, agora já tenho 11 pratos. Também já provei a saborosa Buchada de Bode, no meu retorno ao Recife. Hoje já existe um Mc Donalds verde em São Paulo e comprei o DVD de Amor Sem Escalas. A minha Mala Azul de estimação foi destruída após suportar vários impactos nas esteiras de bagagem, e atualmente estou usando uma mala que comprei em Milão, em 2007. A Isabella retirou um artigo que estava dando bug no blog, impedindo o acesso dos leitores a posts anteriores a este e iniciei um processo de revisão / atualização de alguns dos artigos informativos, para tornar a visualização mais agradável. Inserção de Hyperlink, por exemplo.

Para iniciar esta nova fase, resolvi listar 11 experiências marcantes entre os dias 04/11 de 2010 e de 2011. Foram 11 artigos neste período, tenho 11 pratos da Boa Esperança, conheço atualmente 11 países (desconsiderando Vaticano por conveniência numérica), o blog foi criado no mês de novembro, e neste ano tivemos a data 11/11/11. Logo, 11 eventos marcantes, listados em ordem cronológica, classificando apenas o TOP 3. Para não gerar brigas, o foco está na "experiência turística naquele local" em si, e não nos momentos agradáveis que foram possíveis na convivência com meus amigos. Como consequencia, excluí situações diretamente ligados a trabalho, cursos, festas, visitas, corridas e jogos de futebol dentro do Brasil, não importando o quão maravilhosos tenham sido alguns desses momentos. Vou ser o mais breve possível (ha ha ha) para poder desenvolver melhor no futuro.

Vamos lá!!

1-) Novembro de 2010 - Stopover em Salvador

Nesta viagem, a única devidamente reportada na época, descobri, de fato, o potencial do Stopover, sem, no entanto, conhecer a existência deste termo. Stopover, na linguagem de Turismo, é uma parada voluntária, num destino intermediário escolhido pelo passageiro dentro das possibilidades oferecidas pela Companhia Aérea, geralmente pagando taxa de embarque extra. Claro que já tinha ouvido falar na campanha de incentivo ao Stopover em Dubai, promovido pela Emirates em meados da década passada, mesmo porque o Japão é um dos destinos com esta possibilidade. Porém, pensava que se tratava de uma manobra complicada, até então. Depois de conhecer a Praia de Itapuã, sem nunca ter viajado para "Salvador" (Pelourinho), já fiz Stopover em Porto Alegre e Buenos Aires (ambos pela GOL), e quase em Santiago (LAN). Um dos destinos preferidos pelos "stopoverers" é Paris, mas eu ainda preciso conhecer a Cidade Luz, antes de pensar em "dar uma passadinha".

2-) Novembro de 2010 - Primeiro "Menu Degustação" da minha vida.

Curitiba é um dos meus destinos fixos e sempre vou lá nesta época. Aliás, será meu próximo destino neste fim de semana. No post de comemoração de um ano deste blog escrevi que ainda não tive a oportunidade de explorar com calma a cidade de Curitiba, missão que foi cumprida em 2010. Dos principais cartões postais, só faltou o Jardim Botânico que merece uma visita mais demorada. No lado gastronômico, sempre tive o desejo de experimentar o Borsch, uma sopa tradicional do Leste Europeu, à base de beterraba. Em 2008, não encontrei o restaurante Durski. Em 2009, este estava fechado. Em 2010, quando cheguei no restaurante, soube que não havia a sopa "avulsa". Se eu quisesse provar o prato, deveria pedir o Menu Degustação de pratos poloneses e ucranianos, de R$ 105. Já que o meu aniversário estava perto, não tive dúvidas. Entrei no restaurante, apreciei a sequencia de pratos, e não me arrependi. Mas realmente inesquecível, foi o Borsch.

3-) Fevereiro de 2011 - Caracas, Venezuela. (viagem TOP 3)

Meu pai frequentemente vai à trabalho para a Venezuela. Sempre ouvi histórias de lá. Porém, conhecer de verdade foi, de certa forma um choque. Conforme escutei de um caraqueño, "existem duas Venezuelas: a que o Presidente quer mostrar ao mundo, e a real". Um grande contraste entre o bairro rico (onde fiquei hospedado no hotel Renaissance local, o melhor que já me hospedei na minha vida, com um preço inacreditavelmente baixo) e a parte pobre da cidade. Até recordei de um trabalho etnográfico que fiz no bairro do Morumbi, onde observei, lado a lado, um bairro nobre e uma favela. Durante minha estada em Caracas, passei por constantes revistas dos policiais. O câmbio negro oferece o dobro de moeda local em relação à cotação oficial. Tanques de guerra nas praças da avenida Paseo los Proceres, para que as crianças "tenham acesso" àquela imagem desde cedo. Mas o que mais me surpreendeu, positivamente, foi a magnitude da natureza venezuelana. Desta vez, só foi possível visitar o Parque Nacional El Ávila, sob chuva, mas ainda pretendo voltar à "Pequena Veneza", para visitar outras maravilhas como Canaima e Santo Angel.
Teleférico para El Ávila
4-) Abril de 2011 - Itatiaia e Penedo

O pretexto para a viagem era visitar a Academia Militar das Agulhas Negras, onde meu pai competiu na juventude e eu também havia acabado de participar de uma prova em Março. Viajamos de carro em família, passando por diversas cidades como Cachoeira Paulista, onde nos hospedamos e aproveitamos para conhecer a sede da comunidade católica Canção Nova. Mas os objetivos turísticos desta viagem eram o Parque Nacional do Itatiaia e o Distrito de Penedo, ambos no município de Itatiaia. Principalmente com a proximidade do Natal, talvez este possa ser um dos próximos posts. A foto à seguir dá uma dica (não muito clara) dessa associação.


Penedo: esta foto foi uma tentativa de reproduzir a foto que estava na revista Viaje Mais
 5-) Maio de 2011 - Gastronomia em Lima (Viagem TOP 2)

Mais um assunto que merece um tópico específico no futuro. Lima é considerada (pelo menos pelos peruanos) a Capital Sulamericana da Gastronomia. Peru é o país com o maior número de pratos típicos, somando 491, caracterizada pela mescla da culinária de diversos países e/ou etnias que fizeram parte da História do país. Porém, além dos pratos típicos, uma descoberta que mudou minha vida foi saber que o cartão de crédito Diners Club International dá acesso à uma grande variedade de salas VIP do mundo todo, graças a suas parcerias. Até então, só utilizava as Salas VIP dos aeroportos das salas Diners Club de São Paulo e do Rio, além do serviço de traslado gratuito entre os aeroportos. É tanta comida, que desde então, não consigo manter meu peso...
Algumas comidinhas da Sala VIP do Aeroporto de Carrasco, do Uruguai.
Faltaram as medialunas na foto. Esta sala também possui um quarto para cochilar!!