sexta-feira, 16 de julho de 2010

VTQRT em São Paulo

VTQRT número 6
Pais: Brasil
Cidade: São Paulo
O que: Renovação de Passaporte

O VTQRT é uma tentativa desesperada de manter este blog atualizado. Escrevo tudo que for possível sobre determinado grupo de assuntos, com um limite de tempo de 17 minutos. O que der pra escrever, deu. O que não der, fica pra um artigo futuro.

Start!!

5 anos depois da minha primeira viagem para a Europa, chegou o momento de renovar o passaporte. O terceiro da minha vida, sendo que o primeiro, de infância, só tem um (par de) carimbos mais o visto de quando fui ao Japão. O segundo até que foi bem preenchido, entre congressos, trabalho e maratonas.

Ouvindo rádio, frequentemente se ouve noticias dizendo que todo mundo está procurando renovar passaporte, e que está dificil encontrar horario livre para agendar. Há dicas como entrar no site da Policia Federal as 18 horas, ou que em caso de urgencia, deve-se dirigirar diretamente a Lapa.

No meu caso, como não tenho nenhuma viagem agendada até agosto, não tinha pressa, mas esperar 30 dias estava me deixando razoavelmente ansioso, e sempre que tinha um tempo, entrava no site da Policia Federal para reagendar.

Na verdade já fiz a renovação e fui retirar ontem. Mas originalmente, eu só tinha conseguido agendar a entrega de documentação para o dia de hoje, 16/07. Graças a Copa do Mundo FIFA, consegui adiantar minha vida em 10 dias. No dia que o Brasil venceu o Chile pelas oitavas de final, entrei no site e de repente eu vi que TODOS os horários estavam livres para o dia do jogo de uma hipotética semifinal. 06/07. Não perdi tempo e reagendei. Muitos desistiram da data da semifinal, isso, antes do Brasil jogar, e perder as quartas. Bom, minha próxima renovação seria daqui 5 anos, mas nada mal adiantar para 2014.

Não me recordo como foi o processo em 2005, mas uma vez agendado, o processo é todo tranquilo, e bem informatizado, além de ter bem mais recursos de segurança. Hoje em dia, nem é necessario levar a foto 5x5, pois a foto digital é tirada na hora (recomenda-se levar fotos tiradas previamente, apenas no caso de bebes).

Pela primeira vez, tenho em mãos o meu passaporte azul, da Mercosul. Em 2005, ainda era o verde. Como passaporte, o verde já está aposentado, mais o visto americano continua valendo. Logo, caso eu volte pros Estados Unidos nos próximos anos, hei de levá-lo junto também.

Ainda tenho 2m38s, mas esgotou o assunto...

(2m38s depois...) Acabou o tempo.