segunda-feira, 29 de março de 2010

Deep-Dish Pizza, de Chicago

Um dos assuntos que eu e a Isabella discutimos com alguma freqüência durante nossas caminhadas (que também serve de reunião para pensar em assuntos deste blog) é sobre qual é a melhor pizza do mundo. Na verdade, para mim, pouco interessa saber se existe “uma” melhor pizza do mundo, mas sim, experimentar todas, e descobrir qual o aspecto que cada pizza tem de especial.

Sempre defendi que a pizza italiana é mais saborosa que a paulistana. Até coloco como pontos a favor a criatividade dos nossos pizzaiolos e a fartura e variedade características das nossas pizzas paulistanas. Porém, o meu critério fundamental é a compatibilidade do alimento em relação ao seu ambiente de origem e/ou desenvolvimento. Acredito que cada alimento tem uma razão em surgir, ou ser adotado e aperfeiçoado numa determinada região. Seja simplesmente por causa da matéria prima, ou por causa do clima. Como um exemplo básico, em lugares muito quentes e úmidos, não se faz sucesso um prato quente e bem gorduroso. No caso da pizza italiana (e isso porque ainda não provei a napolitana legitima), a qualidade da matéria prima local: o frescor do tomate e a textura do queijo, são imbatíveis, e perfeitamente adequados ao clima mediterrâneo. E a simplicidade da pizza marguerita conta a favor.

Após uma longa introdução, corro o risco de entrar em contradição.

Afinal, a minha nova descoberta é o Deep-Dish Pizza, uma das adaptações da cidade de Chicago para este prato mundialmente famoso. Como diz o nome, é uma pizza feita num prato (ou melhor, uma panela) fundo, e tem borda de cerca de 3 polegadas (aproximadamente 7,5 cm) de altura, repleta de recheio (molho de tomate, queijo, carnes, verduras, cogumelos, cebola, pimentão, etc.). É praticamente impossível saborear sem talheres, pois a massa é fina para tanto recheio.



Tinha que ser invenção de um texano, que não se contenta com coisas pequenas. Ike Sewell, fundador da Pizzeria Uno, lançou este estilo de Pizza em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Fez muito sucesso ao longo da década, pois uma única porção alimentava varias pessoas, num período difícil pós guerra. De fato, uma porção pequena é suficiente para dois adultos. Não há azeite na mesa, mas o garçom oferece uma porção de óleo vegetal, suave e saboroso, muito diferente do que temos no Brasil, e que combina bem com a Deep-Dish Pizza.

Vale acrescentar que experimentei este prato num dia chuvoso em pleno inverno (janeiro) na “Cidade dos Ventos”, como é conhecida Chicago, com razão. Para “melhorar”, uma caminhada de quase 30 minutos, partindo da Sears Tower (atual Willis Tower), um dos pontos turísticos da cidade. Por fim, o tempo de espera até o prato ficar pronto também não é pouco, mas valeu a pena toda a jornada para ter esta nova descoberta gastronômica.

Perto da Pizzeria Uno, se localiza a primeira filial: a Due, fundada em 1955. Hoje em dia, pode se saborear o prato em diversos Estados, inclusive por Delivery.



Quanto a questão de qual é a melhor pizza do mundo para o meu paladar, temos um belo duelo entre a fartura (Chicago) e a simplicidade (Itália). Mas cabe questionar se a Deep-Dish Pizza pode mesmo ser considerada uma pizza. Por mais delicioso que seja, por mim, não saberia contra-argumentar, se alguém disser que “não é pizza”. Os napolitanos que o digam...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Disney All Star Resorts

Recentemente houve a exibição dos filmes Toy Story e Toy Story 2 em versão 3-D, em curtíssima temporada, como uma espécie de prévia de Toy Story 3, com lançamento previsto para junho. Nunca tinha assistido a este filme antes, e instantaneamente me tornei fã do desenho. Por coincidência, quando estive na Disney World no começo do ano, fiquei hospedado no All Star Movies, exatamente no setor Toy Story, onde, mesmo sem conhecer, fiquei encantado com os personagens Woody e Buzz Lightyear gigantes, no alojamento construído como se fosse o quarto do garoto Andy, do desenho.
Veja mais fotos no site oficial: http://disneyworld.disney.go.com/resorts/all-star-movies-resort/

Tudo bem que Orlando tem diversas alternativas de lazer como os diversos outlets e os outros parques temáticos como Universal Studios e Sea World. Porém, se o objetivo principal da estada em Orlando for mesmo levar as crianças (inclusive aquela que "mora dentro de você") pra Walt Disney World Resort, acredito que se hospedar no Disney All Star Resorts, é uma excelente opção, principalmente para quem deseja correr a Maratona Disney em janeiro (que foi o meu motivo de viagem).

Os All Star Resorts se localizam dentro do próprio complexo da Disney World, no Animal Kingdom. São opções econômicas, e existem o All Star Movies, All Star Music e o All Star Sports, um do lado do outro, com arquitetura semelhante, mudando apenas a decoração interna e externa.

Ao entrar no quarto, toalhas em formato de personagens Disney para te recepcionar. Não há Wi-Fi. A internet é a cabo, e a um preço não tão acessível. O Frigobar também é opcional. Tudo pra não reter a criançada no quarto, e fazer eles aproveitarem o seu tempo nos parques, consumindo a grande variedade de produtos. Dos resorts, saem ônibus gratuitos para qualquer um dos parques, e o cardkey serve como cartão de crédito, quando desbolqueados. A programação televisiva é direcionada. Muitos canais originais da Disney, com muita propaganda do parque, além de previsão do tempo de Orlando. Já eu me diverti bastante assistindo ao campeonato de Sumô num canal japonês, que era um mix de diversos canais diferentes, incluindo a NHK.



Cada resort possui também um restaurante e piscinas aquecidas. No restaurante, uma variedade razoável de comidas fast-food. Para a bebida, basta comprar o copo acima, para beber sucos, refrigerantes e bebidas quentes à vontade. Há inclusive colecionadores, que voltam todos os anos para colecionar o copo acima.

Como lembrança da minha primeira Maratona Disney, que foi a mais fria da História (alias, um frio histórico atingiu o leste dos EUA neste ultimo inverno), encomendei a seguinte caricatura para um dos diversos artistas que trabalham no Hotel.